Cessar-fogo em Gaza: Libertação de Reféns Está Agendada para Domingo
- Diogenes Régis
- 16 de jan
- 1 min de leitura
O primeiro passo na implementação do cessar-fogo entre Israel e o Hamas ocorrerá neste domingo (19/1), com a liberação dos primeiros reféns, conforme informado pelo gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. A decisão foi comunicada nesta sexta-feira (17/1), depois de uma série de negociações que culminaram no acordo de cessação de hostilidades.

Embora houvesse receios de que o acordo pudesse ser adiado, a aprovação final sobre o cessar-fogo está prestes a ser formalizada, com o gabinete de segurança israelense se reunindo para resolver os detalhes restantes. O governo de Israel confirmou que os primeiros reféns devem ser liberados de Gaza conforme o cronograma.
O plano de paz, se bem-sucedido, interromperá uma guerra devastadora que resultou em mais de 46 mil mortos e dezenas de milhares de deslocados, afetando gravemente a população da Faixa de Gaza. Apesar do acordo de cessar-fogo, os ataques israelenses intensificaram-se nos últimos dias, resultando em 71 mortes, incluindo mulheres e crianças, além de centenas de feridos.
O Hamas, por sua vez, expressou preocupação com a continuidade dos ataques israelenses e alertou sobre o risco de tragédia na troca de reféns. As negociações entre os dois lados continuam a ser um ponto de tensão, enquanto a comunidade internacional observa o desenrolar dos eventos.





Comentários