Papa Francisco ainda está com bronquite e pede para assessor ler discurso novamente
- Rômulo Araujo
- 11 de fev.
- 1 min de leitura
O Papa Francisco, de 88 anos, afirmou nesta quarta-feira (12) que ainda enfrenta uma bronquite e, mais uma vez, precisou delegar a leitura de seu discurso a um assessor durante a audiência semanal no Vaticano.

"Deixe-me pedir ao padre que continue lendo porque ainda não posso com minha bronquite. Espero que, da próxima vez, eu possa", disse o pontífice, visivelmente ofegante, pouco depois de iniciar sua fala.
Problemas respiratórios persistem
Desde o início do mês, o Vaticano vem tomando precauções para preservar a saúde do Papa. No domingo (9), durante a missa, Francisco também pediu ajuda para concluir sua homilia, mencionando dificuldades respiratórias.
O pontífice, que já enfrentou diversos problemas de saúde nos últimos anos, incluindo dores nos joelhos e quadris, inflamação do cólon e uma cirurgia de hérnia, já foi internado anteriormente por bronquite. Em 2023, passou três dias hospitalizado e precisou de antibióticos para tratar a infecção.
Compromissos reduzidos
Para auxiliar na recuperação, o Vaticano anunciou que as audiências dos dias 6 e 7 de fevereiro seriam realizadas na residência papal. Apesar da fragilidade, Francisco fez questão de encerrar a audiência desta quarta-feira dirigindo-se aos peregrinos italianos e reforçando seu apelo para que todos rezem pela paz no mundo.





Comentários